Programa Conexões
Problemas abordados
Efetividade

Sem efeito

.

.

.

.

.

Sem efeito

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Descrição

É um programa de serviços coordenados para o suporte dos egressos do sistema prisional com transtornos de saúde mental. O objetivo é facilitar o processo de reinserção na comunidade e reduzir a reincidência e o abuso de substâncias psicoativas por meio do acompanhamento continuado na rede de serviços.

O programa consiste na formação de equipes compostas por assistentes sociais e policiais para auxiliar no acesso aos serviços comunitários e de assistência, auxiliando os egressos durante o processo de liberdade condicional e proporcionando mais estabilidade financeira.

A intervenção tem duração de 9 a 12 meses e é baseada na abordagem de tratamento comunitário assertivo, seguindo cinco fases de implementação:
i) serviços pré-liberação;
ii) engajamento, avaliação e acompanhamento intensivo;
iii) monitoramento e suporte;
iv) planejamento de cuidados pós-tratamento; e,
v) conclusão do tratamento ou seguimento da prestação de serviços.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou que os participantes do programa tiveram uma probabilidade estatisticamente menor de voltar à prisão durante o período de tratamento (35%) se comparado com aqueles que não receberam a intervenção (46%). Entretanto, não houve efeitos estatisticamente significativos sobre a reincidência ou retorno à prisão após 6 meses de tratamento. No geral, a preponderância da evidência sugere que o programa não teve o impacto pretendido sobre os participantes e nas taxas gerais de reincidência, pós-intervenção [1].

Referência bibliográfica

[1] Burke, C., & Keaton, S. (2004). San Diego County's connections program board of corrections final report. San Diego Association of Governments.

Fonte da Informação