Tratamento Comunitário Assertivo Forense de Rochester
Períodos da vida que atende
País onde foi implementado
Descrição

É uma adaptação do programa de Tratamento Comunitário Assertivo, com foco nos fatores de risco para a criminalidade e na colaboração de serviços de saúde mental e de justiça criminal, para atender pessoas privadas de liberdade. O objetivo é reduzir a reincidência, prevenir as hospitalizações por transtornos psiquiátricos e promover o acesso à moradia.

O programa inclui quatro componentes:
i) tratamento comunitário assertivo intensivo;
ii) identificação e tratamento dos fatores de risco de criminalidade;
iii) intervenção com operadores da lei para garantir o engajamento no programa; e,
iv) serviços de saúde mental e de justiça criminal em colaboração para a resolução de problemas.

A intervenção consiste em encontros semanais entre profissionais da saúde mental, juízes e promotores para a discussão dos problemas e das soluções possíveis, antes da definição do comparecimento em audiências.

Avaliações de impacto

Um estudo de avaliação de impacto evidenciou uma redução estatisticamente significativa nas taxas de condenações, menos dias passados na prisão, menos dias de internação hospitalar e mais dias em tratamento ambulatorial de saúde mental [1].

Referência bibliográfica

[1] Lamberti, J. S., Weisman, R. L., Cerulli, C., Williams, G. C., Jacobowitz, D. B., Mueser, K. T., Marks, P. D., Strawderman, R. L., Harrington, D., Lamberti, T. A. & Caine, E. D. (2017). A Randomized Controlled Trial of the Rochester Forensic Assertive Community Treatment Model. Psychiatric Services (Washington, D.C.), 68(10), 1016–1024. https://doi.org/10.1176/appi.ps.201600329