Três Protocolos de Supervisão Dirigida por Dados para Violações de Liberdade Condicional (Geórgia)
Períodos da vida que atende
País onde foi implementado
Descrição

É um programa que define protocolos para a supervisão de pessoas em liberdade condicional. O objetivo é obter maior sucesso no cumprimento das penas em regime aberto e reduzir a reincidência.

O programa identifica e analisa intervenções eficientes para desenvolver protocolos baseados em dados coletados sobre os infratores em regime aberto e agentes da condicional.

Os protocolos analisam situações de abuso de droga, desemprego e comportamento infracional crônico e avaliam o risco de reincidência, o intervalo de tempo médio da ocorrência de novos delitos e as intervenções policiais com impacto positivo.

Avaliações de impacto

Uma avaliação de impacto evidenciou resultados estatisticamente significativos, sendo que 24% dos participantes que receberam a intervenção tiveram mais prisões por um novo crime de contravenção, contra 18% do grupo de comparação que não recebeu a intervenção. Os participantes tiveram um desempenho significativamente pior em termos de revogações de liberdade condicional, Não foram encontrados efeitos significativos quanto a situação de desemprego durante a liberdade condicional, ao consumo de drogas e a violações técnicas da liberdade condicional [1].

Referência bibliográfica

[1] Meredith, T. & Prevost, J. (2009). Developing Data Driven Supervision Protocols For Positive Parole Outcomes: Final Project Report. The National Institute of Justice (NIJ). https://www.ojp.gov/pdffiles1/nij/grants/228855.pdf

Fonte da Informação