Efetividade

Sem efeito

.

Sem efeito

Quer saber mais sobre esta classificação? Consulte o nosso manual metodológico.

Os programas educacionais de resistência ao abuso de drogas (Drug Abuse Resistance Education - D.A.R.E., na sigla em inglês) correspondem a um tipo de intervenção orientada à prevenção do consumo de substâncias psicoativas, que tem como público-alvo crianças e adolescentes em idade escolar. Originalmente concebido pela Polícia de Los Angeles (EUA), em 1983, esse tipo de programa busca alertar estes jovens acerca dos riscos associados ao uso de drogas e das práticas violentas. O D.A.R.E. inspirou iniciativas semelhantes em vários países (PROERD no Brasil, por exemplo) e passou por diferentes versões associadas às revisões que foram feitas em seu currículo ao longo dos anos. O Keepin' It Real (KiR) é a versão mais recente, em implantação desde 2007.

Normalmente, esse tipo de intervenção se estrutura na realização de palestras no ambiente escolar e conduzidas por policiais. Essas apresentações combinam abordagens para difundi informações sobre as drogas e seus efeitos; suscitar o medo (riscos associados ao tabaco, álcool ou uso de drogas); conscientizar os alunos sobre os males associados ao uso dessas substâncias; e promover a educação afetiva (promover a autoestima dos alunos, estimular o senso de responsabilidade na tomada de decisões sobretudo para reforçar a capacidade dos estudantes de resistir às pressões dos pares).

País onde foi aplicado
  • Brasil
  • Estados Unidos
Evidências

Uma metanálise, que incluiu 11 estudos experimentais e quase-experimentais publicados em revistas acadêmicas, concluiu que a magnitude dos efeitos ponderados do D.A.R.E. foi extremamente pequena, no geral (cerca de 20 vezes inferior à magnitude que é comumente aceita como "pequena" em pesquisas deste tipo), ainda que alguns estudos tenham apontado resultados na direção correta. Os autores da metanálise também conduziram um teste de significância cumulativa para determinar se existiam diferenças entre os participantes e os não participantes do D.A.R.E. Esse teste produziu resultados não significativos e, em função disso, os autores concluíram que essas intervenções são, em geral, ineficazes [1].

Uma segunda revisão sistemática que incluiu 11 estudos focados na reformulação do currículo do programa, denominado "Keepin' it REAL" (KiR), não encontrou evidências de efetividade para o programa em termos da redução do uso de substâncias entre os estudantes [2].

Bibliografia

[1] West, S. L., O'Neal, K. K. (2004). Project D.A.R.E. outcome effectiveness revisited. American Journal of Public Health, 94(6), 1027-1029. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1448384/

[2] Caputi, T. L., McLellan, A. T. (2017). Truth and D.A.R.E.: Is D.A.R.E.’s new Keepin’ it REAL curriculum suitable for American nationwide implementation?, Drugs: Education, Prevention and Policy, 24(1): 49-57, 2017. DOI: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/09687637.2016.1208731?needA…

Fonte da Informação